A origem Rosacruz remonta ao antigo Egito, na época das dinastias faraônicas, aproximadamente 1.500 anos a.c. Nesta época existiam no Egito vários grupos que investigavam os mistérios da vida, do homem e do universo. Esses grupos interessavam-se tão somente por filosofia, ciência e artes em geral, e suas aspirações consistiam em adquirirem sabedoria, e aqueles que fossem aprovados em determinados testes, eram dignos de serem iniciados nesses conhecimentos. Esses grupos foram os formadores das "Escolas de Mistérios".
As reuniões desses Membros eram feitas em câmaras secretas dos Templos existentes, onde os candidatos eram iniciados nos Mistérios.
Um fato interessante é que os estudiosos afirmam que a Grande Pirâmide de Gisé foi construída para servir de túmulo aos Faraós, mas segundo a Tradição Rosacruz elas serviam de local de estudo e iniciação.
Através dos séculos essas Escolas de Mistérios foram evoluindo até se transformarem em Centros de Saber, e com isto atraindo estudantes do mundo todo.
Vale lembrar que a primeira Fraternidade de Iniciados, cujos princípíos são perpetuados hoje pela AMORC, foi organizada pelo Faraó Tutmés III (1500 a 1447 a,c).
Posteriormente, o Faraó Amenhotep IV, ou Amenophis IV, foi iniciado nesta Fraternidade, e foi tão inspirado que veio mudar completamente o sentido da religião professada na época, ou seja, o politeísmo.
Para muitos historiadores Amenhotep IV é considerado o primeiro monoteista da História, pois ele reconhecia Aton, o Disco Solar, como símbolo da Divindade única, da Luz, da Verdade e da Bem-aventurança. Ele mudou seu nome para Akhenaton. Após sua morte o Faraó Tutankamon restabeleceu o politeísmo no Egito, mas a semente do monoteísmo foi plantada e, séculos depois germinou.
Após vários séculos, grandes filósofos como: Tales de Mileto, Pitágoras, Platão e muitos outros foram iniciados nas Escolas de Mistério do Egito, e trouxeram para o mundo ocidental aquela avançada sabedoria, e suas experiências nos campos da filosofia, ciência e artes, os quais são os primeiros registros daquilo que cresceu e floresceu na Ordem Rosacruz. O nome de nossa Ordem surgiu séculos adiante, mas sempre perpetuamos a herança daqueles síbolos e princípios.
Paz Profunda
Nenhum comentário:
Postar um comentário