quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Considerações sobre a Cruz

Considerações

Quando vemos uma cruz ou sua imagem, no mesmo instante esta visão nos remete à lembrança de Jesus Cristo, porém é importante lembrar que existem vários tipos de cruzes que nada têm a ver com a religião católica, e como vimos na postagem anterior  a cruz Rosacruz não tem conotação religiosa e que ela é anterior ao cristianismo. Veremos que existem vários tipos de cruzes, as quais têm também outros significados. Apesar de ter sido difundida pelo Cristianismocomo símbolo de sofrimento de Cristo, a figura da cruz representa um ícone de caráter universal e possui significados distintos.
É possível encontrar a presença da cruz, seja de forma esotérica,mística ou religiosa na história antiga dos povos, como os celtas, romanos , persas, egípicios e até entre os índios norte-americanos.
Não temos idéia quando a primeira cruz foi feita ou representada, e algumas das mais antigas imagens de cruzes foram encontradas nas estepes da ÁsiaCentral.

Alguns tipos de Cruz

Cruz Ansata: Ela é um dos mais importantes símbolos egípicios, a qual consistia em um hieróglifo representando a regenaração e vida eterna. Alguns estudiosos analisam e interpretam seu formato ao homem, sendo o círculo a cabeça, a parte horizontal os braços, e o restante o corpo.

Cruz Gamada ou Suástica: É a represntação da energia do Cosmo em movimento, quando gira para a direita representa a evolução do universo, e quando gira inversamente, ou seja, para a esquerda, representa a involução. Ela tem má reputação por ser associada ao nazismo.  


Cruz Patriarcal: Esta cruz também é conhecida como Cruz de Lorena ou Cruz de Caravaca. Ela foi usada pelos Jesuístas aqui no Brasil e também por príncipes e bispos da antiga igreja cristã. 


 Cruz de Malta: Era utilizada pelos Cavaleiros de São João, que foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. Possui oito pontas, que representam a força do espírito e a regeneração. O interessante é que ela muitas das vezes é usada em condecorações militares.
Paz Profunda.

(O Domínio da Vida; Wikipedia)                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário