sábado, 29 de janeiro de 2011

Esclarecimento

Hoje não farei nenhuma postagem, somente um esclarecimento. As postagens deste blog são na maioria extraídas de material oriundo da Ordem Rosacruz, salientando, porém, que a mesma não tem nenhuma responsabilidade sobre eles, e que ensinamentos contidos nas monografias da Ordem nunca serão postados, por serem considerados secretos e somente estudantes da Ordem têm acesso aos mesmos, dentro de seus respectivos Graus.
Paz Profunda.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Origens da Ordem Rosacruz

A origem Rosacruz remonta ao antigo Egito, na época das dinastias faraônicas, aproximadamente  1.500 anos a.c. Nesta época existiam no Egito vários grupos que investigavam os mistérios da vida, do homem e do universo. Esses grupos interessavam-se tão somente por filosofia, ciência e artes em geral, e suas aspirações consistiam em adquirirem sabedoria, e aqueles que fossem aprovados em determinados testes, eram dignos de serem iniciados nesses conhecimentos. Esses grupos foram os formadores das "Escolas de Mistérios".
As reuniões desses Membros eram feitas em câmaras secretas dos Templos existentes, onde os candidatos eram iniciados nos Mistérios.
 Um fato interessante é que os estudiosos afirmam que a Grande Pirâmide de Gisé foi construída para servir de túmulo aos Faraós, mas segundo a Tradição Rosacruz elas serviam de local de estudo e iniciação.
Através dos séculos essas Escolas de Mistérios foram evoluindo até se transformarem em Centros de Saber, e com isto atraindo estudantes do mundo todo.
Vale lembrar que a primeira Fraternidade de Iniciados, cujos princípíos são perpetuados hoje pela AMORC, foi organizada pelo Faraó Tutmés III (1500 a 1447 a,c).
Posteriormente, o Faraó Amenhotep IV, ou Amenophis IV, foi iniciado nesta Fraternidade, e foi tão inspirado que veio mudar completamente o sentido da religião professada na época, ou seja, o politeísmo.
Para muitos historiadores Amenhotep IV é considerado o primeiro monoteista da História, pois ele reconhecia Aton, o Disco Solar, como símbolo da Divindade única, da Luz, da Verdade e da Bem-aventurança. Ele mudou seu nome para Akhenaton. Após sua morte o Faraó Tutankamon restabeleceu o politeísmo no Egito, mas a semente do monoteísmo foi plantada e, séculos depois germinou.
Após vários séculos, grandes filósofos como: Tales de Mileto, Pitágoras, Platão e muitos outros foram iniciados nas Escolas de Mistério do Egito, e trouxeram para o mundo ocidental aquela avançada sabedoria, e suas experiências nos campos  da  filosofia, ciência e artes, os quais são os primeiros registros daquilo que cresceu e floresceu na Ordem Rosacruz. O nome de nossa Ordem surgiu séculos adiante, mas sempre perpetuamos a herança daqueles síbolos e princípios.
Paz Profunda   

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Considerações sobre a Cruz

Considerações

Quando vemos uma cruz ou sua imagem, no mesmo instante esta visão nos remete à lembrança de Jesus Cristo, porém é importante lembrar que existem vários tipos de cruzes que nada têm a ver com a religião católica, e como vimos na postagem anterior  a cruz Rosacruz não tem conotação religiosa e que ela é anterior ao cristianismo. Veremos que existem vários tipos de cruzes, as quais têm também outros significados. Apesar de ter sido difundida pelo Cristianismocomo símbolo de sofrimento de Cristo, a figura da cruz representa um ícone de caráter universal e possui significados distintos.
É possível encontrar a presença da cruz, seja de forma esotérica,mística ou religiosa na história antiga dos povos, como os celtas, romanos , persas, egípicios e até entre os índios norte-americanos.
Não temos idéia quando a primeira cruz foi feita ou representada, e algumas das mais antigas imagens de cruzes foram encontradas nas estepes da ÁsiaCentral.

Alguns tipos de Cruz

Cruz Ansata: Ela é um dos mais importantes símbolos egípicios, a qual consistia em um hieróglifo representando a regenaração e vida eterna. Alguns estudiosos analisam e interpretam seu formato ao homem, sendo o círculo a cabeça, a parte horizontal os braços, e o restante o corpo.

Cruz Gamada ou Suástica: É a represntação da energia do Cosmo em movimento, quando gira para a direita representa a evolução do universo, e quando gira inversamente, ou seja, para a esquerda, representa a involução. Ela tem má reputação por ser associada ao nazismo.  


Cruz Patriarcal: Esta cruz também é conhecida como Cruz de Lorena ou Cruz de Caravaca. Ela foi usada pelos Jesuístas aqui no Brasil e também por príncipes e bispos da antiga igreja cristã. 


 Cruz de Malta: Era utilizada pelos Cavaleiros de São João, que foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. Possui oito pontas, que representam a força do espírito e a regeneração. O interessante é que ela muitas das vezes é usada em condecorações militares.
Paz Profunda.

(O Domínio da Vida; Wikipedia)                                

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A Rosa e a Cruz

   O símbolo Rosacruz é uma cruz dourada com uma rosa semi desabrochada no centro. A cruz simboliza a matéria e o corpo humano e a rosa o desabrochar da consciência através da experiência corporal ou material. Os dois juntos representam as experiências e os desafios de uma vida reflexiva e bem vivida rumo à Consciência Cósmica ou Iluminação.
A nossa cruz não tem nenhuma significação religiosa, é anterior ao Cristianismo, e tem um significado filosófico e metafísico. A AMORC e este símbolo (cruz), representam os verdadeiros ideiais da antiga e autêntica Fraternidade dos Rosacruzes, a qual perpetua a verdadeira tradição rosacruz, desdes os tempos imemoriais até o presente. 

(O Domínio da Vida)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Introdução

INTRODUÇÃO



Saudações visitantes. Este blog destina-se a desmistificar o conceito que a maioria das pessoas tem sobre a Antiquus Mysticusque Ordo Rosae Crucis (AMORC), e em nossa língua: Antiga e Mística Ordem Rosacruz. Gradativamente irei discorrer sobre temas fascinantes, os quais fazem parte dos ensinamentos de nossa Ordem.
A primeira pergunta que se faz a um membro da Ordem é: A Ordem Rosacruz é
 uma sociedade secreta?
Hoje em dia podemos afirmar que isso não é verdade, porém a alguns séculos atrás sim, pois todo aquele que discordava da "verdade" oficial e divulgavam para seus semelhantes, era perseguido pelos governantes e pela igreja, e normalmente eram mortos, por isso por centenas de anos a Ordem Rosacruz teve que se esconder sob várias denominações e seus membros se comunicavam através de sinais, os quais somente eles eram sabedores.
Cabe ressaltar que a Ordem nunca deixou de funcionar, perpetuando seus ideais e ensinamentos, e como não podia deixar de ser, participando direta ou indiretamente nas artes, ciências e no processo de desenvolvimento da humanidade.
Hoje a Ordem atua livremente dentro da sociedade, sem distinção de sexo, cor, raça ou religião, em prol daqueles que se interessem pelos ensinamentos ministrados.
Desejo a todos uma Paz Profunda.
  (OBS: as matérias constantes nesta e demais postagens são embasadas em obras Rosacruzes, adaptadas por mim para maior compreensão dos temas)