sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Ordem Rosacruz na Europa


  1. A Ordem Rosacruz foi introduzida na França (742-814 dc) na época do Imperador Caralos Magno, e daí se espalhou para grande parte da Europa Ocidental. Cabe ressaltar, que na Europa Medieval esses conhecimentos estiveram ocultos, em simbolismos como os da Alquimia, Cabala e nos Rituais de Ordem de Cavaleiros.
  2. Os alquimistas foram de um papel extraordinário em nossa história. Overdadeiro papel que eles exerciam, não era como a maioria das pessoas pensa, que era a transformação do chumbo em ouro, mas a transmutação do chumbo das imperfeições humanas no ouro da sabedoria. Tratava-se de um processo simbólico-iniciático interior, e não exterior. Podemos citar alguns dos mais renomados alquimistas Rosacruzes, em diferentes épocas: Alberta Magnus, Roger Bacon, Paracelso, Cagliostro, Nicholas Flamel e Robert Fludd.
Os Rosacruzes se deram a conhecer quando a Renascença irrompeu na Europa, com grande interesse nas artes e na ciência, publicando três Manifestos, os quais desde então são célebres na história, a saber: Fama Fraternitatis, Confessio Fraternitatis e O Casamento Alquímico de Christian Rosenkreutz, nos anos de 1614, 1615 e 1616, respectivamente. Esses Manifestos visavam a conclamar todas as pessoas, mas em particular, os líderes de pensamento, a assumirem uma postura mais filosófica, mística e universalista da vida, revelando que a Ordem Fosacruz guardava uma ciência que permitia esse alcance. É de bom alvitre lembrar, que estes Manifestostrouxeram numerosas reações não somente por parte dos intelectuais, mas também, das autoridades políticas e religiosas. Nessa época o Imperator da Ordem Rosacruz era Sir Francis Bacon, tanto na Inglaterra como no continente. Ele escreveu o livro "A Nova Atlântida", no qual estabelecia um plano de uma Colônia Rosacruz na América do Norte.

Seguindo o plano de Sir Francis Bacon, no final do século XVII, um grupo de líderes Rosacruzes liderados por Johannes Kelpius, cruzaram o Atlântico em 1694 no navio Sarah Maria, onde fundaram a primeira Colônia da Filadélfia, e posteriormentae se mudaram para a Pensilvânia. Grandes nomes como: Benjamim Franklin, Thomas Jefferson e Thomas Payne, estiveram intimamente ligados a esses Rosacruzes.
Paz Profunda.
(O Domínio da Vida)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Abordaremos hoje alguns aspectos da Doutrina Rosacruz.
Nós Rosacruzes, acreditamos em Deus, que é a Inteligência Absoluta criadora de tudo, tanto no plano visível quanto no plano invisível. Não aceitamos um Deus antropomórfico limitado por uma forma humana, porém uma essência que se difunde e a anima toda e cada parte da Criação.
Por entendermos que cada ser humano concebe Deus a sua maneira, A Ordem Rosacruz, refere-se ao Deus do meu coração, ao Deus da minha compreensão.
A Ordem Rosacruz (AMORC) não tem ligação com a Maçonaria, as duas são totalmente independentes, porém guardam entre si um relacionamento fraternal e de mútuo respeito.
Costumam perguntar se a AMORC tem gurus. Nossa Fraternidade não possui gurus, nem mestres ou líderes autoproclamado, possuímos um Dirigente Executivo, ou Presidente da Ordem, o qual é chamado de Imperator, o qual não tem conotação política, monárquica ou militar, apenas iniciática, temos os Grandes Mestres, que são os responsáveis por uma jurisdição, eleito por um mandato de cinco anos, e ainda, os demais Oficiais da Ordem, que também são eleitos e servem de forma impessoal à Organização.
No tocante à astrologia, a consideramos uma arte, e não Ciência, ela não faz parte do currículo de nossos ensinamentos, pois não a consideramos indispensável para o autoconhecimento, embora reconheçamos que ele possa prestar esclarecimentos úteis à vida da pessoa.
Ao entrarmos para a Ordem Rosacruz não necessitamos levar a vida de uma forma especial, ou seja, nos tornarmos vegetarianos, adotarmos o celibato, etc. Somos recomendados, que dediquemos uma hora semanal para nossos estudos, e que nos esforçemos para aplicá-los na vida diária, tal como ela é.
Muitas vezes somos questionados sobre reencarnação e viagem astral. No tocante a esta última, chamamos este fenômeno natural de "projeção psíquica" o qual é abordado em um dos estágios de nossos estudos, assim como também a reencarnação, sendo que, discordamos, contudo, da metempsicose, a concepção que podemos regredir a estágios inferiores de existência, como o animal.
Cabe aqui falarmos sobre misticismo, o que é e como nós Rosacruzes o entendemos. A palavra misticismo vem do grego musticos e significa estudo dos mistérios da vida.
Para nossa Ordem é o estudo das leis que regem o universo e a aplicação destas leis nos níveis, físico, mental e espiritual. A aplicação destas leis é que permite o ser humano ser mais feliz em qualquer segmento da vida humana. Somos práticos e não sonhadores, e nada está incluído em nossos estudos que não seja aplicável e não produza resultados benéficos.
Qualquer pessoa pode ser admitido em nossa Ordem a partir de 16 anos. Cabe porém assinalar que possuímos uma seção destinada a menores de 16 anos, a Ordem Rosacruz Juvenil, que posui ensinamentos adaptados para o público mais jovem.
Paz Profunda.
(O Domínio da Vida)